Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2004 - 20h25

Ex-presidente dos EUA Ronald Reagan completa 93 anos

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles (EUA)

O ex-presidente Ronald Reagan completa 93 anos hoje e é o chefe de Estado americano mais velho ainda vivo.

A ocasião será comemorada junto com seus familiares em uma reunião em sua casa do bairro de Bel Air, em Los Angeles.

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, também republicano, dedicou este dia ao ex-presidente, com quem foi comparado mais de uma vez, em particular porque ambos ingressaram na política após anos como estrelas de Hollywood.

Um porta-voz do gabinete de Reagan, que sofre o mal de Alzheimer, disse que o aniversário será "uma celebração tranqüila em sua casa", provavelmente com um bolo de chocolate, e acrescentou que a filha de Reagan Patti Davis jantará com o pai.

Já o prefeito de Los Angeles, Jim Hahn, informou que não há nenhuma programação especial prevista na cidade.

Carreira

Antes de ser eleito presidente em 1980, Reagan foi governador da Califórnia entre 1967-1975. Em seu currículo, já constavam trabalhos como ator de filmes B, presidente do Sindicato de Atores, salva-vidas de praia entre 1926 e 1933, comentarista esportivo em uma rádio de Iowa entre 1932 e 1937, depois de ter cursado Sociologia e Economia.

Cinco anos após deixar a Presidência, em 1989, Reagan admitiu que tinha o mal de Alzheimer.

Reagan se transformou em um verdadeiro ícone para os conservadores, que atribuem a ele o aquecimento da economia e o ressurgimento do orgulho nacional após a guerra do Vietnã.

Quando abandonou a Casa Branca em 1989, o país tinha recuperado a prosperidade. Em oito anos, a inflação caiu de 10,8 para 3,4% e o desemprego, de 10,8 para 5,6%. Isso teve um preço, porém, e os déficits orçamentário e comercial dispararam no país.

Nestes últimos anos, Reagan vive com sua mulher Nancy em Los Angeles, no número 668 da rua St Cloud, no elegante bairro de Bel Air. Foi nessa propriedade, comprada por um grupo de amigos por uma quantia estimada em US$ 10 milhões, que o casal se instalou depois de deixar a Casa Branca.

Doença

As aparições do ex-presidente são pouco freqüentes. Em dezembro passado, a revista "People" revelou que Reagan é incapaz de falar ou de se alimentar sozinho, devido ao avanço da doença, e já não consegue mais reconhecer seus familiares.

Segundo a revista, Reagan passa seus dias confinado em uma cama de hospital em sua mansão de Los Angeles, sob os cuidados de sua mulher Nancy, que impede que os amigos mais íntimos da família o vejam.

Nascido em 6 de fevereiro de 1911 em Tampico, em Illinois, este filho de um representante de sapatos alcoólatra e uma puritana militante, é para muitos cidadãos a imagem viva do sonho americano.

Reagan se casou duas vezes. A primeira foi em 1940 com a atriz Jane Wyman, de quem se divorciou oito anos depois, e a segunda, em 1952, com outra atriz, Nancy Davis, que o acompanha até hoje.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página