Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2004 - 11h59

Vietnã nega que o vírus da gripe das aves tenha atingido porcos

Publicidade

da France Presse, em Hanói

O Vietnã negou hoje que a gripe das aves tenha sido transmitida a porcos, hipótese que facilitaria uma mutação do vírus perigosa para os humanos.

Enquanto isso, a Tailândia convocava seus cidadãos a comer frango, já que a epidemia acabou com as suas exportações do produto e com as de outros nove países do continente.

A Coréia do Sul, por sua vez, suspendeu as importações de aves dos Estados Unidos, depois da notícia de um foco de gripe do frango no Estado de Delaware, onde 12 mil animais foram abatidos, embora as autoridades locais afirmem que o tipo de vírus encontrado é o H7, menos perigoso que a versão H5N1 que matou 18 pessoas no Vietnã e Tailândia.

Em Hanói, o ministério vietnamita da Agricultura desmentiu as declarações da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). "Posso declarar oficialmente que não encontramos sinais da gripe das aves nos porcos", disse Bui Quang Anh, diretor do departamento veterinário do ministério.

O funcionário afirmou que os exames de sangue de 179 porcos foram enviados a um laboratório em Hong Kong e que os resultados foram negativos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página