Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2010 - 22h44

Lula confirma presença em posse de Piñera no Chile, diz jornal

Publicidade

da Ansa, em Santiago

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou o convite de Sebastián Piñera, futuro presidente do Chile, e comparecerá à cerimônia de sua posse, marcada para 11 de março, informou nsta quinta-feira o site do jornal local "El Mercurio".

Segundo a publicação, Lula comunicou Piñera de sua decisão em uma conversa por telefone que durou cerca de dez minutos, na qual o presidente felicitou o futuro colega pela vitória no segundo turno das eleições, no dia 17 de janeiro.

Piñera, empresário e um dos homens mais ricos do Chile, derrotou o candidato da aliança governista Concertación, Eduardo Frei.

Com Lula, ele discutiu assuntos já abordados anteriormente, em um encontro que mantiveram no mês de novembro em Brasília, e outras questões de interesse comum.

Alguns dos temas tratados foram as relações comerciais, a luta contra a pobreza e o narcotráfico e a finalização das obras do Corredor Interoceânico, que ligará os portos das cidades de Santos, no Brasil, e Arica e Iquique, no Chile.

A defesa da democracia e dos direitos humanos na América Latina e as políticas para a massificação do esporte também estiveram na pauta do diálogo, de acordo com o El Mercurio.

O jornal mencionou ainda a intenção de Lula e Piñera de estreitar as relações políticas, econômicas, culturais e de "amizade sem limites" entre Brasil e Chile.

Ao tomar posse, o novo presidente chileno colocará fim a 20 anos de governos consecutivos da Concertación, que está no poder desde que o ditador Augusto Pinochet (1973-1990) saiu de cena.

Antes da atual mandatária, Michelle Bachelet, o país foi presidido por Patrício Aylwin, pelo próprio Eduardo Frei e por Ricardo Lagos, todos da coalizão de centro-esquerda.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página