Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2004 - 16h05

Ásia Central adota medidas para se defender da gripe do frango

Publicidade

da France Presse, em Bishkek (Quirguistão)

As antigas repúblicas soviéticas da Ásia Central estavam hoje em alerta elevado para prevenir a entrada da gripe do frango, enquanto o Quirguistão anunciou uma proibição total das importações de animais e produtos vindos da China.

A propagação da gripe do frango na China representa uma "verdadeira ameaça em potencial" para o Quirguistão, uma república montanhosa fronteiriça com a região ocidental chinesa de Xinjiang, disse Sabirzhan Abdikarimov, autoridade do Ministério da Saúde quirguiz.

Segundo autoridades chinesas, 14 das 31 Províncias e regiões do país confirmaram até agora focos suspeitos do vírus H5N1, causador da doença.

O Quirguistão poderia estar vulnerável à gripe das aves porque no ano passado importou 330 mil aves chinesas e muitos quirguizes conseguem um dinheiro extra com o comércio transfronteiriço informal com a China.

Apesar de não importar carne chinesa, segundo estatísticas oficiais, o Uzbequistão também organizou uma campanha contra a gripe do frango que lembra seu esforço para manter distante epidemia de síndrome respiratória aguda grave (Sars), no ano passado.

Hoje, os guardas fronteiriços do Uzbequistão inspecionavam as bagagens dos passageiros procedentes da Tailândia ou da Malásia, em busca de frangos ou produtos derivados, segundo um funcionário do Ministério da Saúde uzbeque que pediu para ficar no anonimato.

Assim como o Uzbequistão, o Cazaquistão, vizinho a noroeste da China, tampouco importa carne dos países asiáticos, mas impôs uma proibição preventiva das importações originárias de China, Japão, Tailândia e Vietnã, informou a administração veterinária local.

Leia mais
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango

    Sites relacionados
  • Organização Internacional de Epizootias (em inglês)
  • Organização Mundial da Saúde (em inglês)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página