Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2010 - 19h04

Casa usada pelo ETA em Portugal escondia 1.500 kg de explosivos

Publicidade

da Folha Online

A casa utilizada em Portugal pela organização separatista armada basca ETA escondia "quase 1.500 quilos de explosivos", informou neste sábado o ministério espanhol do Interior, atualizando um comunicado da véspera.

A polícia portuguesa havia anunciado na sexta-feira ter descobrto cerca de 500 quilos de explosivos e vários "artefatos prontos para serem usados" em um esconderijo no centro do país e que, segundo fontes antiterroristas espanholas, pertencem à organização separatista ETA.

"Explosivos, assim como "ingredientes utilizados para sua fabricação" foram encontrados "na garagem de uma casa" em Casal de Averela, próxima a Óbidos, cerca de 125 km ao norte de Lisboa, declarou à imprensa o comandante do centro antiexplosivos da polícia, capitão Helder Barros.

"O material estava armazenado em condições seguras, o que reflete um trabalho de profissionais", afirmou, acrescentando que também foram descobertos "vários explosivos prontos para o uso".

Os policiais encontraram na garagem de 1.330 quilos de nitrato de amônia, distribuídos em doze latas e quatro sacos, 75 kg de nitrato de potássio em três sacos, 40 litros de ácido sulfúrico, e quantidades do explosivo penta eritrol tetranitrato (PETN), pó de alumínio e nitrometano.

O ETA, que figura nas listas das organizações terroristas da União Europeia e dos Estados Unidos, é considerada responsável pela morte de 828 pessoas em mais de 40 anos de violência pela independência do país Basco.

Desde o fim da última trégua com a ETA --que durou de março de 2006 a junho de 2007, durante a qual o governo socialista espanhol tentou negociar um fim das atividades armadas do grupo, a Espanha adotou uma linha extremamente dura contra a organização, o que levou dezenas de detenções, 124 delas em 2009.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página