Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2004 - 22h24

OMS publica primeiros dados epidemiológicos da gripe do frango

Publicidade

da France Presse, em Genebra (Suíça)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou hoje os primeiros dados clínicos e epidemiológicos observados em dez casos de infecção humana pelo vírus H5N1 no Vietnã, principal foco da epidemia da gripe do frango que se propaga na Ásia.

Oito dos dez pacientes examinados morreram, um se recuperou e outro se encontra em estado crítico. As oito vítimas tiveram contato com as aves afetadas pela doença.

Os principais sintomas desta doença são uma febre superior a 38ºC, dificuldades para respirar e tosse. Todos os pacientes examinados com raios X apresentam anomalias no peito não especificadas.

Segundo as observações em seis pessoas infectadas, o tempo médio entre a exposição ao vírus e a declaração da doença é de três dias. De um modo geral, o falecimento aconteceu dez dias após os primeiros sintomas da enfermidade.

Estes casos não podem ser considerados como representativos do conjunto dos males suscetíveis de serem causados pelo vírus H5N1, afirmou a OMS em sua página na internet, acrescentando que as informações coletadas sobre cinco casos confirmados na Tailândia serão publicadas amanhã.

A divulgação destes dados clínicos significa uma contribuição importante para um melhor conhecimento dos sintomas referentes ao H5N1, facilitando o diagnóstico da doença, segundo a OMS.

Leia mais
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango

    Sites relacionados
  • Organização Internacional de Epizootias (em inglês)
  • Organização Mundial da Saúde (em inglês)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página