Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2004 - 17h55

Estudo da OMS indica que gripe do frango mata humanos com rapidez

Publicidade

SARAH STEWART
da France Presse, em Bangcoc (Tailândia)

O primeiro estudo feito sobre os casos da gripe do frango na Ásia, publicado hoje em Bangcoc (Tailândia), mostrou que o vírus tem uma fatalidade alta e que as vítimas geralmente morrem menos de duas semanas após caírem doentes com febre alta, tosse e dificuldades respiratórias.

O estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre dez casos humanos da gripe do frango no Vietnã, onde 14 pessoas morreram, mostrou que oito pessoas do grupo morreram, uma se recuperou e outra se encontra em estado crítico.

Em média, eles se sentiram doentes três dias depois após contato com aves infectadas, inclusive patos e galinhas mantidos em casa ou em granjas nos arredores.

"Oito dos 10 pacientes tinham um histórico claro de contato direto com galinhas e não houve evidência definitiva de transmissão homem-homem", continuou, em alusão ao temor de que o vírus pudesse sofrer mutação e se espalhar entre humanos.

Em um estudo separado de cinco casos fatais da doença na Tailândia, a OMS notou que quatro eram meninos com idades entre seis e sete anos, o que poderia indicar "um grupo com particular comportamento de risco".

Dos 23 casos confirmados de gripe do frango nos dois países, incluindo os 18 óbitos, 43% são mulheres, a idade média é de 13 anos e, em média, os doentes morreram 13 dias depois de caírem doentes.

A maioria das vítimas tailandesas também vivia perto de aves infectadas e algumas informaram ter tocado em animais doentes.

Informações

A agência de saúde da ONU informou que o estudo dos casos não dá uma descrição definitiva da doença, que ainda está sob investigação. Mas destacou que as informações recolhidas serão úteis para que os especialistas sanitários possam identificar a gripe do frango.

Até agora, todo o conhecimento que os cientistas tinham sobre a cepa mortal H5N1 da gripe das aves resultou dos 18 casos surgidos em 1997, em Hong Kong, onde morreram seis pessoas.

Desta vez, o H5N1 apareceu no Camboja, na China, Indonésia, Japão, Laos, Coréia do Sul, Tailândia e Vietnã. Paquistão e Taiwan registraram cepas mais fracas, assim como os Estados Unidos, onde a gripe das aves foi detectada no estado de Delaware.

Além das mortes no Vietnã, a Tailândia registrou cinco mortes, mas nenhum dos outros locais informou infecções humanas.

Leia mais
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango

    Sites relacionados
  • Organização Internacional de Epizootias (em inglês)
  • Organização Mundial da Saúde (em inglês)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página