Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2010 - 10h06

Vietnã sacrifica milhares de aves para evitar surto de gripe em celebração

Publicidade

da Efe, em Hanói (Vietnã)

Dezenas de milhares de patos e frangos foram sacrificados no Vietnã para diminuir o risco de um surto de gripe aviária antes das celebrações do Tet, o Ano Novo Lunar vietnamita, anunciou nesta quarta-feira o governo.

Os animais infectados foram encontrados em seis Províncias. Em uma delas, a de Ha Tinh, a epidemia começou há um mês, e já matou mais de 14 mil animais.

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural vietnamita, Cao Duc Phat, pediu às autoridades provinciais e locais que adotem medidas de precaução extraordinárias para impedir que o surto se estenda a todo o centro do país durante o Tet.

Phat também recomendou aos vietnamitas que evitem comer animais que encontraram mortos ou doentes e procurem imediatamente um médico ao notarem qualquer sintoma da doença, como febre ou tosse.

O consumo de grandes quantidades de frango é tradição no país durante o Ano Novo Lunar.

O Vietnã não registra uma morte de ser humano por gripe aviária desde dezembro do ano passado, mas continua sendo o segundo país mais afetado no mundo pela doença. O país registrou 57 vítimas da doença, superadas apenas pelas mais 100 mortes confirmadas na Indonésia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página