Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2010 - 10h10

Eurostar e Thalys cancelam trens após colisão que matou 20 na Bélgica

Publicidade

da Folha Online

As empresas Eurostar e Thalys cancelaram parte de seus serviços de trens previstos para esta sexta-feira, incluindo linhas de alta velocidade que conectam países europeus, após a colisão frontal de dois trens na linha Mons-Bruxelas que matou ao menos 20 na Bélgica.

A Eurostar anunciou em seu site que cancelou os trens de alta velocidade que chegam ou partem de Bruxelas e que os serviços não devem ser retomados nesta sexta-feira. A companhia cancelou ainda a linha de alta velocidade que liga Bruxelas a Paris, na França, e seus serviços no Reino Unido.

A rede ferroviária internacional de alta velocidade Thalys, que liga grandes cidades na Bélgica, França, Alemanha e Holanda, também suspendeu seus serviços temporariamente já que suas máquinas utilizam a mesma linha dos trens de passageiros perto de Halle, onde o acidente ocorreu, disse a porta-voz Patricia Baars.

Ao menos quatro trens da Thalys foram interrompidos no meio da rota e a companhia escalou funcionários para as estações para onde os trens foram redirecionados para dar assistência aos passageiros, disse Baars.

"Nenhum trem está em movimento no momento", disse. "Parece que foi um acidente muito grave".

A agência de notícias Efe informa que a previsão inicial é de que os trens fiquem suspensos até às 14h (11h no horário de Brasília).

A Thalys tem ao menos 25 trens operando entre Paris e Bruxelas todos os dias, além de outros sete ligando Bruxelas e Amsterdã e seis ligando a Bélgica à Colônia, na Alemanha. A interrupção atingiu ainda o serviço de trem que liga Paris e Bruxelas com o aeroporto holandês de Schiphol, em Amsterdã, um dos mais importantes da Europa.

Colisão

Ao menos 20 pessoas morreram nesta segunda-feira na colisão frontal de dois trens em Halle, cerca de 15 km ao sul de Bruxelas, na Bélgica, segundo o prefeito da localidade, citado pela imprensa belga.

Os dois trens transportavam passageiros --que se dirigiam ao trabalho, em Bruxelas, ou que deixavam a capital-- na linha Mons-Bruxelas.

A rede de TV VRT afirma que algumas das vítimas foram hospitalizadas e outras foram tratadas em um complexo de esportes próximo ao local do acidente. Não há ainda, contudo, um número oficial de feridos.

As autoridades criaram um centro de crises para atender às vítimas e abriram uma linha telefônica para informações: 32-2-363-22-11.

A colisão ocorreu aproximadamente às 8h30 (5h30 no horário de Brasília).

Não se sabe ainda a causa da colisão, que ocorreu sob neve que atinge boa parte do continente europeu. Segundo a rede de TV americana CNN, contudo, as condições de visibilidade estavam relativamente boas no momento da colisão.

As autoridades da companhia ferroviária disseram que o acidente causou grande dano às linhas de alta tensão na estação.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página