Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2004 - 07h20

Vírus da gripe do frango infecta 2 tigres e 1 gato na Tailândia

Publicidade

da France Presse, em Bangcoc

O H5N1, a cepa mais agressiva do vírus da gripe do frango, infectou dois tigres e um gato doméstico na Tailândia, no primeiro caso registrado de transmissão da doença para felinos, segundo revelou hoje um cientista tailandês.

"Encontramos o H5N1 em amostras procedentes de dois tigres e um gato, é o mesmo vírus encontrado nos frangos", disse Therapol Sirinaruemitr, pesquisador da Universidade Kasetsart de Bangcoc.

"Esta é a primeira vez no mundo que a gripe do frango é detectada em gatos e tigres", declarou Sirinaruemitr em entrevista coletiva.

Sirinaruemitr afirmou que o gato e um dos tigres já tinham morrido, mas não havia sido confirmada a gripe do frango como a causa das mortes.

Autoridades do Ministério do Meio Ambiente tinham indicado nesta semana que os exames realizados em um felino do zoológico de Bangcoc deram resultados "levemente positivos". Estão sendo realizados outros exames para determinar se se trata do H5N1, vírus que causou a morte de 22 pessoas na Ásia --15 no Vietnã e sete na Tailândia.

Leia mais
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango

    Sites relacionados
  • Organização Internacional de Epizootias (em inglês)
  • Organização Mundial da Saúde (em inglês)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página