Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2010 - 07h29

Ciclone tropical causa estragos na capital de Tonga

Publicidade

da Efe, em Sydney (Austrália)

O ciclone tropical René causou estragos nesta terça-feira na capital de Tonga, Nukualofa, com a destruição de telhados, queda de árvores e o corte total do fornecimento de energia elétrica. O ciclone, contudo, não deixou vítimas.

Os danos materiais ainda não foram somados, mas a Comissão Nacional de Gestão de Desastres do país, que fica em um arquipélago no Pacífico Sul, estima que será a maior catástrofe em 50 anos, informaram fontes oficiais.

No meio da manhã, a tempestade já se afastava de Nukualofa, rebaixada à categoria 3 --em uma escala de 1 a 5-- com ventos de até 210 km/h.

O René chegou à capital de Tonga procedente do grupo de ilhas de Haapai, onde os vendavais superaram os 225 km/h e originaram ondas gigantes, chuvas torrenciais e inundações que obrigaram dezenas de pessoas a abandonarem suas casas e se refugiarem em escolas e edifícios públicos.

Pior ainda é a situação na região de Vavau, cujas áreas litorâneas foram severamente afetadas pelo ciclone, que destruiu numerosas colheitas.

A energia elétrica não deve voltar durante uma semana.

Não houve grandes danos em lugares habitualmente frequentados por turistas.

Durante o fim de semana, o René passou por Samoa e Samoa Americana, onde 300 moradores foram desalojados e um funcionário municipal morreu ao cair do o telhado de um edifício na capital, Pago Pago.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página