Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2010 - 05h26

Obama nomeia primeiro embaixador dos EUA na Síria em cinco anos

Publicidade

da France Presse, em Washington
da Efe, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta terça-feira o diplomata de carreira Robert Ford para que seja o primeiro embaixador de Washington em Damasco, na Síria, em cinco anos, como parte de sua política de paz para o Oriente Médio.

Se for confirmado pelo Senado, Ford será o primeiro embaixador norte-americano em Damasco desde que Washington retirou seu representante após o assassinato do primeiro-ministro libanês Rafic Hariri. Hariri morreu em uma explosão em Beirute, em fevereiro de 2005, e muitos acreditam que a Síria teve envolvimento no atentado.

Com a iniciativa, o governo dos Estados Unidos procura uma aproximação nas relações entre os dois países, congeladas durante o mandato do presidente George W. Bush.

O retorno do embaixador à capital síria poderia contribuir para reduzir as tensões entre Síria e Iraque, a estabilizar o Líbano e a impulsionar o processo de paz na região.

Uma das prioridades do novo embaixador será reiniciar as conversas de paz entre Síria e Israel, que se aconteciam com mediação turca, mas ficaram suspensas após a invasão militar israelense da faixa de Gaza em dezembro de 2008.

Segundo o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs, a candidatura representa "o compromisso do presidente Obama de usar a aproximação para beneficiar os interesses americanos mediante uma melhora da comunicação com o governo e o povo sírios".

Atualmente, Ford é o "número dois" da embaixada norte-americana no Iraque. O diplomata, que fala árabe fluentemente, já trabalhou na Argélia, entre 2006 e 2008, e é considerado um especialista em assuntos do Oriente Médio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página