Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2010 - 07h55

Grupo armado mata prefeito e um segurança no norte do México

Publicidade

da Folha Online

Um grupo armado assassinou na noite desta quarta-feira o prefeito do município de Guadalupe e Calvo (norte do México), Ramón Mendívil, e um de seus seguranças.

O ataque coincidiu com a segunda visita em uma semana do presidente mexicano, Felipe Calderón, a Ciudad Juárez, que faz fronteira com os Estados Unidos e fica 600 km ao norte de Guadalupe e Calvo.

O prefeito retornava de uma cerimônia na cidade de Chihuahua, capital do Estado, quando o veículo dele foi metralhado por um grupo de seis homens, segundo uma fonte da justiça estadual que pediu anonimato.

Mendívil e o segurança foram atingidos pelos tiros e o carro bateu contra outro veículo no qual viajavam dois adultos e duas crianças --que ficaram feridos. Um segundo segurança também ficou ferido no ataque.

O grupo armado fugiu.

Horas antes, um grupo armado matou três policiais em uma localidade serrana de Guadalupe e Calvo, mas não foi estabelecida uma relação entre os ataques.

O Estado de Chihuahua é um dos mais afetados pela violência do crime organizado e onde fica Ciudad Juarez, a localidade mais violenta do México, que registrou 2.660 assassinatos em 2009 --atribuídos na maioria aos confrontos entre os cartéis de drogas.

Na quarta-feira, o presidente Calderón se reuniu com autoridades e representantes da sociedade civil para avaliar a situação em Ciudad Juárez e colocar em ação um pano de resgate da cidade das mãos dos cartéis de drogas.

Com Efe e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página