Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2004 - 18h03

Religiosa brasileira é encontrada morta em Moçambique

Publicidade

da Folha Online

A missionária brasileira Doraci Edingera, 53, foi encontrada morta na terça-feira (24) na cidade de Nampula (Moçambique), informou a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

O corpo de Edingera foi encontrado no apartamento em que morava, mas o suposto crime ocorreu provavelmente no sábado (21), em circunstâncias ainda não esclarecidas pela polícia local.

Antes desta morte, quatro missionárias católicas que residem na mesma localidade declararam à emissora de rádio portuguesa TSF que recentemente tinham escapado por pouco de uma emboscada, após denunciarem o assassinato de crianças para a venda de seus órgãos.

Nascida em 23 de maio de 1950, em Santo Antônio da Patrulha (RS), a Irmã Doraci atuava desde julho de 1998 em Moçambique, prestando serviços pastorais e de assistência social junto a comunidades pobres daquele país.

Segundo a IECLB, desde 2001 a diaconisa vinha recebendo ameaças por parte dos líderes de uma igreja dissidente da Igreja Evangélica Luterana de Moçambique.

A presença da religiosa no país se dava em função da parceria mantida nos últimos anos entre a IECLB e a Igreja Evangélica Luterana em Moçambique.

Entre os trabalhos que a religiosa desenvolveu, a IECLB destaca a implantação de poços, projetos visando a automanutenção das comunidades e elaboração de projetos no setor familiar e comunitário. Sua atuação aconteceu em aldeias da cidade de Moma, onde ajudou a edificar nove comunidades. Sob sua liderança foram construídas diversas igrejas e escolas.

Recentemente, a irmã Doraci havia expressado mais de uma vez preocupação com sua segurança, devido à natureza de seu trabalho, mas preferiu dar prosseguimento a suas atividades.

Os pais e demais familiares da diaconisa residem em Novo Hamburgo (RS), e integram a Comunidade Evangélica de Canudos, Paróquia de Hamburgo Velho.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página