Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2010 - 08h04

Coreia do Sul envia desinfetante contra gripe suína à Coreia do Norte

Publicidade

da Efe, em Seul (Coreia do Sul)

A Coreia do Sul enviou nesta terça-feira à Coreia do Norte a carga prometida de 200 mil litros de desinfetante de mãos para ajudar o país comunista a combater a gripe suína, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Esta é a segunda carga de ajuda humanitária direta do governo de Seul desde que o conservador Lee Myung-bak assumiu a Presidência sul-coreana em fevereiro de 2008. No fim do ano passado, a Coreia do Sul doou 500 mil doses de Tamiflu e Relenza, remédios utilizados para combater o vírus A (H1N1).

Os produtos enviados nesta terça-feira, avaliados em cerca de R$ 1,5 milhão, saíram de Seul em 25 caminhões de carga com destino à estação Bondong, na cidade fronteiriça norte-coreana de Kaesong.

Os primeiros casos de gripe suína reconhecidos pela Coreia do Norte foram divulgados no último dia 9 de dezembro. O país comunista não anunciou nenhuma morte causada pela doença.

O envio aconteceu enquanto as duas Coreias tratam de fixar data e lugar para realizar uma reunião militar para abordar a melhoria das restrições do transporte e comunicações no complexo industrial conjunto de Kaesong, em território norte-coreano.

Além disso, ocorre em meio aos esforços internacionais para retomar a reunião de seis lados com China, Japão, EUA e Rússia sobre o desarmamento nuclear norte-coreano, paralisada desde o final de 2008.

O negociador sul-coreano para o diálogo nuclear, Wi Sung-lac, inicia nesta terça-feira uma viagem de dois dias a Pequim para abordar o reatamento das negociações.

O enviado especial dos EUA para Coreia do Norte, Stephen Bosworth, inicia nesta semana uma viagem por China, Japão e Coreia do Sul para tentar avançar o processo de desnuclearização da Coreia do Norte.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página