Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2010 - 18h22

Presidente dominicano liderará mediação entre Venezuela e Colômbia

Publicidade

da Folha Online

O presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, vai coordenar um grupo de países que tentará esfriar os ânimos entre Venezuela e Colômbia, cujos presidentes protagonizaram uma áspera discussão na cúpula de Cancún. Esse anúncio foi do presidente do México, Felipe Calderón, anfitrião da Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe.

Em um almoço segunda-feira (22), os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e da Venezuela, Hugo Chávez, protagonizaram uma ferrenha troca de acusações. Uribe comparou o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba com o tratamento comercial dado pela Venezuela à Colômbia. De acordo com funcionários do governo venezuelano, a acusação deu início a uma discussão em que Chávez foi interrompido por Uribe quando tentava explicar que o comércio bilateral se multiplicou por oito desde sua chegada ao poder em 1999.

Em outro ponto da discussão, Chávez disse que deixaria o recinto, mas foi interrompido por Uribe. "Seja homem, fique aqui e falemos de frente, porque o senhor às vezes insulta à distância", afirmou o presidente colombiano.

Segundo Calderón, após o incidente, os dois países acordaram ter "um diálogo respeitoso" e construir as condições que o tornem possível, evitando recriminações. "Abrimos espaço nesta Cúpula da Unidade com o objetivo de ajudar a dirimir as divergências entre países irmãos de maneira razoável", disse Calderón em entrevista ao lado Fernández.

Com a Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe, criada na cúpula que terminou hoje, foi dado "um passo importante para reforçar a voz e o entendimento na região", disse Calderón.

O presidente dominicano explicou que as diferenças entre Venezuela e Colômbia obrigam a criar um diálogo, que permita estabelecer os vínculos comerciais bilaterais normais.

Com Efe e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página