Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2010 - 14h39

Chávez segue passos de Lula e vai a Cuba se reunir com Fidel

Publicidade

da Efe, em Caracas (Venezuela)
da Folha Online

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, decidiu seguir os passos do colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e viajou direto da cúpula regional no México para Cuba, informaram nesta quarta-feira fontes do governo venezuelano.

Segundo uma nota da Presidência venezuelana, Chávez viajou nesta terça-feira para Havana, horas depois de uma entrevista a jornalistas onde anunciou que visitaria Cuba para se reunir com o ex-ditador Fidel Castro.

Fontes do governo venezuelano, citadas pela agência de notícias Efe, disseram que Chávez chegou à ilha "momentos antes" de Lula.

A última visita de Chávez ao país foi em dezembro de 2009, para participar da 8ª Cúpula da Alba (Aliança Bolivariana para as Américas).

O governo não revelou mais detalhes da visita do presidente, que coincide com o 2º aniversário do governo de Raúl Castro. Fidel --que não aparece em público desde que adoeceu, em 2006-- deixou o comando do país nas mãos do irmão mais novo, mas continua a ser o primeiro-secretário do Partido Comunista.

Lula

O presidente Lula chegou a Havana para se reunir com Raúl e Fidel Castro. A visita ocorre em meio à polêmica morte do preso político Orlando Zapata Tamayo. Ele morreu hoje em um hospital de Havana após 85 dias em greve de fome.

Antes de ir a Cuba, Lula estava em Playa del Carmen (México), onde participou da Cúpula da América Latina e do Caribe (Calc). Ele foi recebido no aeroporto pelo ministro cubano de Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, e seguiu para o centro de Havana sem dar declarações à imprensa.

Para o governo brasileiro, a visita a Cuba é um "reencontro de velhos amigos".

Assim como nas três visitas oficiais de Lula a Cuba, ele não se reunirá com a oposição. Brasil e Cuba estreitaram as relações políticas e comerciais nos últimos anos, e o governo brasileiro tem vários programas de cooperação e financiamento para obras de infraestrutura na ilha.

Depois de visitar a ilha --governada pelo clã dos Castro há 51 anos-- a agenda do presidente prevê viagens ao Haiti e a El Salvador.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página