Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2004 - 21h29

Grupo tchetcheno desconhecido assume atentado no metrô de Moscou

Publicidade

da France Presse, em Moscou

Um grupo rebelde tchetcheno até agora desconhecido reivindicou a autoria do atentado que matou pelo menos 40 pessoas no mês passado no metrô de Moscou (Rússia), em uma nota publicada hoje em um site separatista tchetcheno.

"Nossa primeira operação de limpeza foi bem conduzida em 6 de fevereiro no metrô de Moscou", diz o grupo Gazotan Murdash, no comunicado divulgado na página www.kavkazcenter.com, utilizando a mesma expressão com a qual as forças russas descrevem as operações em localidades tchetchenas suspeitas em busca de ativistas.

O grupo afirma que esta ação aconteceu em represália por uma atrocidade cometida pelas tropas russas na Tchetchênia há exatos quatro anos.

"Foi pequeno, mas deu certo. Lembrem-se: foi uma vingança pelo ocorrido nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2000 e isso é só o começo", acrescenta o texto assinado pelo líder do grupo, Lom-Ali Chechensky. "Olho por olho e dente por dente. Liberdade ou morte", alerta.

Os responsáveis pelo site explicam que desconhecem quem está por trás do grupo Gazotan Murdash. Segundo eles, o texto foi enviado três vezes, sendo a primeira dois dias após o ataque. Os ativistas telefonaram até conseguirem publicar o documento.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página