Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2010 - 20h03

Enfermeira de líder militar das Farc se entrega

Publicidade

da Efe, em Bogotá

A enfermeira pessoal que atendeu durante quatro anos o líder militar das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), "Mono Jojoy", entregou neste sábado as armas, informaram as autoridades em comunicado.

Conhecida pelo apelido "Tania", a enfermeira se juntou às Farc há 17 anos e passou quatro junto ao comandante rebelde. Ela se entregou em um quartel do Exército colombiano em Villavicencio, capital do departamento de Meta.

Segundo fontes militares, "Tania" passou conhecimentos de enfermaria e bacteriologia para outros insurgentes, o que a levou a ganhar a confiança de "Mono Jojoy".

"Mono Jojoy" ou "Jorge Briceño Suárez", cujo verdadeiro nome é Víctor Julio Suárez Rojas, padece de diabetes crônica, motivo pelo qual há diversas especulações sobre seu estado de saúde.

O Exército informou que "Tania" se entregou porque "estava sendo submetida a inumeráveis abusos físicos e morais após a perseguição das autoridades à organização guerrilheira".

A enfermeira explicou às autoridades que se juntou às Farc quando tinha apenas 14 anos de idade.

A motivação que teve então foi a de "salvar a vida de seu irmão". Ela contou que, em 1998, participou da tomada guerrilheira de Mitú, no departamento de Vaupés, no sudeste da Colômbia, na qual 16 policiais e militares morreram e 61 foram sequestrados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página