Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2010 - 16h14

Exército colombiano impede atentado contra ex-refém das Farc

Publicidade

da Ansa, em Bogotá

O Exército colombiano frustrou a tentativa de um ataque contra Orlando Beltrán Cuéllar, ex-refém das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e que atualmente é candidato às eleições legislativas do próximo dia 14.

Segundo informou neste domingo o tenente-coronel Ariel Vargas, o atentado, atribuído às Farc, seria realizado com uma carga de 100 quilos de explosivos, que foram distribuídos em dois recipientes e colocados em uma estrada da cidade de Neiva, no departamento de Huila, sul do país.

Acredita-se que o alvo do ataque era Beltrán, já que ele iria presidir um ato político nesta localidade.

A operação foi realizada pelas tropas do Exército que rondavam a região. Os militares avistaram um grupo de guerrilheiros e iniciaram uma perseguição. Com o apoio do Corpo Técnico de Investigação, o Exército conseguiu deter um dos suspeitos. O artefato já foi desativado.

Beltrán Cuéllar foi sequestrado pelas Farc em 2001 e ficou em poder da guerrilha até fevereiro de 2008, quando foi libertado junto a outros três políticos --Gloria Polanco, Luis Eladio Pérez e Jorge Eduardo Géchem -- os dois últimos também na disputa por uma vaga no Congresso colombiano.

Atualmente com 52 anos, Beltrán decidiu retornar à vida política como candidato à Câmara de Representantes (Deputados) pelo departamento de Huila.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página