Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2010 - 18h32

Porta-voz americano da Al Qaeda é detido no Paquistão, diz imprensa local

Publicidade

da Efe, em Nova Déli

O porta-voz americano da rede terrorista Al Qaeda, Adam Yahiye Gadahn, foi detido na cidade paquistanesa de Karachi, segundo a imprensa local.

Os canais de televisão paquistaneses "Geo" e "Dawn" citaram fontes cujas identidades não foram reveladas que confirmaram a detenção de Gadahn, conhecido também como "Azzam, o Americano", nos arredores de Karachi.

O canal "Dawn" disse que Gadahn, um americano convertido ao islamismo, foi detido pelas forças paquistanesas com a ajuda dos serviços de inteligência dos Estados Unidos e já foi levado para Islamabad, capital do Paquistão, para ser interrogado.

A notícia da detenção coincide com a divulgação hoje de um vídeo de 25 minutos do próprio Gadahn postado em um site muçulmano. Na gravação, ele incentiva os muçulmanos americanos a atacar seu próprio país e a imitar Nidal Hassan, o soldado americano que matou 13 pessoas em uma base militar em novembro passado.

No vídeo, intitulado "Um Chamado às Armas", Gadahn aparece vestido de branco e junto a um fuzil Kalashnikov.

O americano está na lista de terroristas procurados pelo FBI (Polícia federal americana), que o acusa de oferecer ajuda e serviços à Al Qaeda.

O FBI oferecia US$ 1 milhão de recompensa a quem desse informações que pudessem contribuir com sua detenção.

Acusado de traição por um tribunal da Califórnia, Gadahn divulgou inúmeros vídeos promovendo a 'jihad' (guerra santa) contra seu país.

Em fevereiro, foi detido também em Karachi o "número dois" dos talibãs afegãos, o mulá Abdul Gani Baradar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página