Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2004 - 20h54

Eleições na Rússia começam com vitória esperada de Putin

Publicidade

da Folha Online

As eleições presidenciais na Rússia começaram neste domingo (horário local), com vitória esperada do atual presidente Vladimir Putin, segundo pesquisas que apontam 80% das intenções de voto.

As seções eleitorais de Chukotka, região mais oriental da Rússia --nove horas à frente de Moscou--, abriram às 17h de Brasília (8h no horário local). Das 95 mil seções em todo o país, as últimas deverão fechar às 15h de Brasília (20h locais), em Kaliningrado, território russo mais ocidental.

Para validar as eleições, o comparecimento às urnas deve ultrapassar os 50% exigidos por lei. A oposição, liderada pelos liberais do partido Yabloko, de Grigory Yavlinsky, convocou a população a boicotar o pleito.

Putin promete utilizar seu segundo mandato para dar continuidade ao que chama de seu "projeto de modernização da Rússia" e para melhorar o nível de vida da população, buscando reduzir a enorme disparidade existente entre os mais ricos e os mais pobres.

Pouco tempo depois da grave crise econômica que atingiu sua economia em meados de 1998, a Rússia apresentou uma média de crescimento de 6% entre 1999 e 2002 e um crescimento estimado de 7,3% em 2003.

Putin foi primeiro-ministro do ex-presidente Boris Ieltsin e o substituiu no cargo durante alguns meses.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página