Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2004 - 12h14

Sobe para 23 o número de mortos pela gripe do frango na Ásia

Publicidade

da France Presse, em Bangcoc (Tailândia)

A Tailândia, que se preparava para declarar que tinha vencido a gripe do frango, anunciou hoje uma morte, a oitava registrada em seu território, o que eleva o balanço total de mortos na Ásia para 23, enquanto que a China admitiu que a situação continua sendo preocupante.

As análises confirmaram que uma mulher, morta em 12 de março, morreu vítima da gripe do frango, anunciou o Ministério da Saúde tailandês. Com esse caso, chega a oito o número de mortos da doença na Tailândia.

Tailândia e Vietnã (15 mortos) são os únicos países onde foram registrados casos humanos mortais da doença.

O novo caso é o de uma mulher de 39 anos, que ficou doente no dia 1º de março. "Ela não tinha frangos, mas seus vizinhos criavam galos de briga, que morreram em meados de fevereiro", disse Charal Trinvuthipong, funcionário do Ministério da Saúde tailandês.

Desde 1º de dezembro passado, a Tailândia registrou um total de 12 casos humanos confirmados de gripe do frango. Oito pacientes morreram e quatro receberam alta. As autoridades ainda estão analisando 21 casos suspeitos. Desses, oito são de pessoas já mortas, 12 curadas e uma que continua hospitalizada.

O último caso mortal no país remonta a 14 de fevereiro.

O anúncio de uma nova morte ocorre no momento em que o país se preparava para declarar a gripe do frango erradicada. A declaração foi "adiada até abril", disse o vice-ministro da Agricultura, Newin Chidchob.

Entretanto, a China, onde oficialmente não foi registrado nenhum caso humano mortal, anunciou que já não há em seu território criadouros em quarentena, o que levou o ministro da Agricultura, Jia Youling, a evocar um "sucesso na fase inicial".

"Há 29 dias seguidos não foi registrado nenhum novo caso ou nenhuma pessoa infectada", disse o ministério num comunicado.

No entanto, as autoridades chinesas evitam se mostrar muito otimistas. "Apesar de tudo, devemos admitir que a situação continua sendo preocupante em termos de prevenção e controle", afirmou o comunicado.

"A possibilidade de que a gripe do frango ressurja é forte e é preciso manter os esforços de prevenção e controle", concluiu o comunicado do ministério.

O Japão, único país que informou recentemente novos focos de contaminação, anunciou hoje uma série de medidas para lutar contra a epizootia.

Há dez dias não se tinha notícias da gripe do frango, o que levou vários países a se prepararem para declarar-se livres da doença, apesar de os especialistas da ONU (Organização das Nações Unidas) afirmarem que a medida era prematura.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página