Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2004 - 21h05

Annan nomeia especialistas para controlar sanções contra Al Qaeda

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, nomeou hoje um painel internacional de especialistas para monitorar as sanções contra a Al Qaeda, o Taleban e seus aliados, e outra para investigar o programa "Petróleo por Alimentos", que permitia a venda do combustível pelo regime de Saddam Hussein.

O primeiro grupo, criado por uma resolução do Conselho de Segurança emitida em janeiro e que propunha reforçar as sanções, reúne especialistas em diversas áreas como financiamento do terrorismo, tráfico de droga e organizações filantrópicas islâmicas.

A equipe vai informar o Conselho periodicamente sobre a implementação do sistema de sanções adotado quando o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, foi acusado dos atentados contra duas embaixadas americanas na África, em 1998.

Os membros do painel são Richard Barrett, do Reino Unido, Stanislav Frolov, da Rússia, Wilson C. Kalumba, da Zâmbia, Franck Kasbarian, da França, Christine Lee, de Cingapura, Ashraf Mohsen, do Egito, Gary Peters, dos Estados Unidos, e Lynne Walker, da Austrália.

Além disso, Annan confirmou que um escritório da ONU começou a investigar o programa de "Petróleo por Alimentos".

O programa foi desenvolvido em meio a acusações de roubo e corrupção, o que foi descoberto quando o novo governo iraquiano teve acesso à documentação do antigo regime.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página