Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2010 - 08h46

Enchentes deixam ao menos 20 mortos no Cazaquistão

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 20 pessoas morreram em uma aldeia no sudoeste do Cazaquistão em consequência de graves inundações provocadas pelo degelo da primavera e pelas chuvas que atingem a região, informaram nesta sexta-feira as autoridades cazaques.

O Ministério de Emergência afirmou o degelo com o aumento das temperaturas na primavera e as chuvas provocaram a ruptura da represa Kyzyl-Agash em um reservatório, e várias aldeias ficaram alagadas. Ao menos 60 casas foram destruídas pelas águas na Província de Almaty e milhares de moradores da região tiveram que ser evacuados.

A inundações obrigaram ainda a suspensão do tráfego ferroviário e o fechamento de várias estradas na região.

Segundo o ministério, as águas atingiram principalmente duas localidades, Zhylbulak e Kyzyl-Agash, onde cerca de 4.000 pessoas foram evacuadas para áreas mais seguras.

A força da água destruiu ainda uma ponte em uma estrada que liga Almaty com a cidade ocidental de Oskemen.

O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, ordenou a criação de uma comissão governamental para enfrentar a situação de emergência e socorrer os desabrigados. Ele afirmou ainda que o premiê do país visitará a região devastada.

"Eu estendo profundas condolências aos familiares das vítimas, assim como para todos os afetados", disse Nazarbayev, em uma nota no site oficial da Presidência.

As inundações de primavera são frequentes na Ásia Central, mas a subida brusca de temperaturas depois de semanas de fortes nevascas exacerbaram o problema neste ano.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página