Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2004 - 17h22

Veja lista dos principais ataques no Iraque desde 1º de maio

Publicidade

da Folha Online

Veja, a seguir, a lista de alguns dos ataques contra a coalizão liderada pelos EUA que ocupa o Iraque desde 1º de maio de 2003, data em que Washington declarou o fim dos principais combates no país.

2003

- 24 de junho: seis soldados britânicos morrem em Al Majar Al Kabir (norte de Basra), zona xiita do sul iraquiano, em um confronto contra habitantes que protestavam por revistas com cães em suas casas.

- 30 de junho: três explosões atingem a cidade de Fallujah (oeste de Bagdá), entre elas uma na mesquita Al Hassan, causando a morte de um imã e de seis estudantes de teologia e ferindo 15.

- 5 de julho: sete mortos e 40 feridos ao explodir uma bomba colocada por soldados iraquianos em frente à porta de um centro de formação em informática em Ramadi, a 100 km ao oeste de Bagdá.

- 24 de julho: três soldados da Décima Divisão Aerotransportada morrem numa emboscada em Qaiyara, ao sudeste de Mossul.

- 26 de julho: um ataque com granada mata três soldados americanos da Quarta Divisão de Infantaria em Baaquba (nordeste de Bagdá), quando se encontravam diante de um hospital para crianças.

- 7 de agosto: Explosão de carro-bomba em frente à Embaixada da Jordânia mata 19 pessoas.

- 19 de agosto: Um caminhão-bomba atinge a sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Bagdá, matando 22 pessoas, incluindo o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário para Direitos Humanos da entidade.

- 29 de agosto: Um carro explode do lado de fora de mesquita na cidade de Najaf, matando mais de 85 pessoas, incluindo o líder xiita Mohammed Baqir al Hakim.

- 27 de outubro: Quatro explosões atingem sede da Cruz Vermelha e quatro delegacias da polícia iraquiana em Bagdá, matando 40 pessoas, na maioria iraquianos.

- 12 de novembro: Um caminhão-bomba atinge o quartel-general da polícia paramilitar italiana em Nassiriah, matando mais de 30 pessoas, incluindo 19 italianos.

2004

- 18 de janeiro: Um carro explode próximo ao portão principal do quartel-general dos EUA em Bagdá e mata pelo menos 31 pessoas;

17/3/2004 - Um carro explode no hotel Jabal Lebanon no centro de Bagdá, deixando ao menos 27 mortos e 41 feridos.

- 1º de fevereiro: Dois ataques suicidas matam 109 pessoas em duas sedes de partidos políticos curdos ao norte de Irbil.

- 10 de fevereiro: Um caminhão-bomba explode em frente a uma delegacia de polícia ao sul de Bagdá, matando 53 pessoas.

- 11 de fevereiro: Um carro-bomba explode em uma multidão de iraquianos que estava do lado de fora de um centro de recrutamento militar em Bagdá, matando 47 pessoas.

- 18 de fevereiro: Dois caminhões-bomba explodem em base polonesa em Hillah, matando pelo menos dez pessoas, incluindo os dois motoristas. Por volta de 65 pessoas foram feridas, incluindo iraquianos, filipinos, poloneses, húngaros e americanos.

- 23 de fevereiro - Carro-bomba explode em frente a uma delegacia de polícia em Kirkuk, matando pelo menos sete pessoas.

- 2 de março - Séries de explosões coordenadas atingem cidade de Karbala e área de mesquita em Bagdá, matando pelo menos 181 pessoas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página