Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2004 - 20h15

Bush perde popularidade com denúncias de ex-assessor da Casa Branca

Publicidade

da France Presse, em Washington

O apoio popular nos Estados Unidos à administração de George W. Bush na guerra contra o terrorismo caiu de 65% para 57% na semana seguinte às denúncias do ex-assessor da Casa Branca Richard Clarke, revelou uma pesquisa divulgada hoje pela "Newsweek".

O livro publicado recentemente por Clarke e suas declarações diante da comissão nacional que investiga os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos acusam o presidente americano de não ter encarado como urgente a ameaça da rede terrorista Al Qaeda, em detrimento da guerra contra Saddam Hussein no Iraque.

A pesquisa também concluiu que o povo americano responsabiliza o governo do ex-presidente Bill Clinton por ter ignorado o tema do terrorismo.

Dos entrevistados, 65% disseram que o governo de Clinton não encarou a ameaça terrorista no mundo com seriedade suficiente. Além disso, 43% acreditam que os dois governos (Clinton e Bush) são responsáveis, da mesma forma, por não terem se prevenido contra os ataques de 11 de Setembro.

Mesmo assim, 45% dos entrevistados manifestaram apoio à reeleição de Bush, contra 50% que disseram o contrário.

Se as eleições presidenciais fossem hoje o candidato democrata John Kerry derrotaria Bush por 48% a 47%, destaca a "Newsweek".

O estudo ouviu com 1.002 adultos entre 25 e 26 de março e tem margem de erro de 3%.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página