Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2004 - 18h15

Governo Bush preocupou-se com terror desde o princípio, diz Powell

Publicidade

da France Presse, em Washington

O governo de George W. Bush estava preocupado com a ameaça terrorista desde o início e inclusive antes da posse, em janeiro de 2001, afirmou hoje o secretário americano de Estado, Colin Powell.

"Minha nomeação como secretário de Estado foi anunciada em 16 de dezembro [2000], um sábado (...) e quatro dias depois, em 20 de dezembro, tive minha primeira reunião preparatória com [o ex-assessor da Casa Branca] Richard Clarke e outros especialistas em combate ao terrorismo", destacou Powell em entrevista à rede de televisão CBS.

Segundo Clarke --que testemunhou na quarta-feira (24) na comissão do Congresso americano que investiga os atentados do 11 de Setembro--, o governo Bush não considerou o terrorismo como um problema urgente até os ataques contra Nova York e Washington.

Na entrevista, Powell afirmou que "todos os colegas do governo", incluindo "o secretário [da Defesa, Donald] Rumsfeld, [a conselheira para Segurança Nacional] Condoleezza Rice e o presidente [George W. Bush] recebiam relatórios diários do próprio diretor da CIA [George Tenet] ou de algum assistente graduado". Isto "é algo que o presidente [Bill] Clinton não fazia".

"Entre a primavera e o verão [boreal] de 2001, quando a ameaça se intensificava, recebíamos mais e mais informações indicando que algo estava sendo tramado e reagimos (...) Simplesmente não sabíamos que a ameaça era interna", destacou o secretário de Estado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página