Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2010 - 00h21

EUA transferem três presos de Guantánamo para Geórgia

Publicidade

da Efe, em Washington

Os Estados Unidos transferiram hoje para a Geórgia três presos de Guantánamo, deixando assim 183 detentos na base militar americana em Cuba.

"Agradecemos ao governo da Geórgia que se une aos nossos esforços para fechar o centro de detenção da baía de Guantánamo", disse em entrevista coletiva P.J. Crowley, porta-voz do Departamento de Estado.

Em comunicado, o Departamento de Estado diz que as identidades dos prisioneiros transferidos ao país europeu não foram divulgadas "por razões de segurança e privacidade".

A saída de Guantánamo foi aprovada por unanimidade por um grupo de trabalho composto por diversas agências do governo convocadas pelo presidente Barack Obama para decidir caso a caso o futuro dos detidos na base militar.

Crowley disse que a ajuda de países como a Geórgia "é extremamente importante" para cumprir com a promessa de Obama fechar o complexo penal.

O governo americano mantém conversas com outros países para que aceitem mais detentos de Guantánamo, enquanto negocia com o Congresso o envio dos demais prisioneiros para uma penitenciária em Illinois.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página