Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2004 - 23h01

Tropas da Otan chegam a Pale

Publicidade

da France Presse, em Sarajevo

As tropas da Otan chegaram no amanhecer desta quinta-feira (hora local) a Pale, onde se ouviram fortes detonações e tiros de arma automática perto de uma igreja ortodoxa da cidade que foi reduto do ex-dirigente político dos sérvios da Bósnia Radovan Karadzic.

"Está em curso uma operação em Pale [situada a cerca de 15 km de Sarajevo]", afirmou Benjamin Thorp, porta-voz da Força de Estabilização da Otan (SFOR), que não deu mais detalhes e falou de Pale, por telefone.

Segundo testemunhas, pelo menos um helicóptero da SFOR pousou perto de uma igreja ortodoxa de Pale. Pouco depois, ouviram-se fortes explosões e tiros de armas automáticas, enquanto soldados da SFOR cercavam a igreja.

Testemunhas também viram militares da SFOR carregando macas.

Há, até o momento, dois feridos, de acordo com uma informação não confirmada por fonte oficial.

Pale foi bastião de Radovan Karadzic, foragido desde seu julgamento em 1995 pelo Tribunal Penal Internacional de Haia (TPI) por genocídio, crimes de guerra e contra a Humanidade durante a guerra da Bósnia (1992-1995).

A SFOR fez várias operações frustradas para deter Karadzic, de 58 anos. A última delas foi em janeiro passado, nessa mesma cidade, QG de Karadzic durante a guerra. A polícia servo-bósnia também tentou deter duas vezes o fugitivo, a última em 13 de março em Bratunac, leste da Bósnia.

Com o objetivo de desbaratar as redes de apoio a Karadzic, a comunidade internacional congelou as contas bancárias de dezenas de pessoas, entre elas o irmão, filho, filha e a mulher do foragido.

Desde janeiro, a SFOR deteve e depois liberou três servo-bósnios, incluindo Bogdan Subotic, ministro da Defesa de Karadzic, acusados de ajudá-lo a escapar da Justiça.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página