Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2004 - 15h23

Papa diz que escândalo dos abusos sexuais pode trazer renovação

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º disse a bispos norte-americanos que as dificuldades e hostilidades que eles vêm enfrentando por causa do escândalo de abusos sexuais também significam esperança e renovação para a Igreja Católica nos Estados Unidos.

O pontífice afirmou que confia na capacidade da igreja americana e dos bispos de lidar com erros do passado e aprender com eles.

"Visto com os olhos da fé, o presente momento de dificuldade também é um momento de esperança", disse o papa.

Impacto

O papa, no entanto, não diminuiu a importância do episódio nem seu impacto nos EUA. "Nosso encontro acontece em uma época difícil para a história da igreja nos Estados Unidos", afirmou.

De acordo com o pontífice, as atividades dos padres como professores vêm enfrentando dificuldades por causa do escândalo e pela conseqüente hostilidade declarada contra a religião, por parte de alguns setores da opinião pública.

João Paulo 2º fez os comentários durante uma reunião com 20 bispos norte-americanos. Este é o primeiro de vários grupos que vão à Roma fazer suas visitas "ad limina". Pelo Código de Direito Canônico, todos os bispos devem visitar o papa de cinco em cinco anos.

O escândalo de abusos sexuais de menores de idade na igreja eclodiu há dois anos, com dezenas de depoimentos afirmando que os padres acusados eram transferidos ao invés de serem julgados e punidos. Desde então, 700 padres foram removidos da instituição. O cardeal Bernard Law renunciou a seu posto de arcebispo de Boston depois de ter sido acusado de irregularidades no encaminhamento dado aos casos denunciados.

Com Associated Press
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página