Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2004 - 03h00

Saiba mais sobre Antoine de Saint-Exupery

Publicidade

da France Presse, em Paris

O aventureiro da aviação e escritor universal Antoine de Saint-Exupery, o terceiro de cinco filhos de uma família de aristocratas, nasceu em Lyon, no centro da França, em 29 de junho de 1900.

Após estudar em Friburgo (Suíça), Saint-Exupery tenta entrar para a Escola Naval de Paris, mas fracassa no exame oral e decide cursar a Escola de Belas Artes.

Saint-Exupery aprende a pilotar durante o serviço militar, mas a família de sua namorada, Louise de Vilmorin, o desencoraja e o jovem passa a exercer diferentes profissões enquanto frequenta os meios literários.

Em 1926, Antoine de Saint-Exupery publica seu primeiro texto ("O Aviador") e se converte em piloto comercial da companhia Latecoere. Em 1927, torna-se chefe de escala no Saara espanhol, antes de organizar na Argentina, com Mermoz e Guillaumet, a rede latino-americana da mítica Aeropostale.

Em 1931, se casa com a salvadorenha Consuelo Suncin, enquanto segue voando e escrevendo.

O piloto Saint-Exupery sofre vários acidentes, como na Guatemala, em 1938, quando tentava unir Nova York à Terra do Fogo.

Com o início da 2ª Guerra Mundial, Saint-Exupery participa de várias missões perigosas, antes de ser desmobilizado e se instalar em Nova York, onde escreve que "a guerra não é uma aventura. É uma doença, como o tifo".

Em 1943, volta à aviação militar e passa a integrar uma esquadrilha na África do Norte. Desaparece em missão de reconhecimento no dia 31 de julho de 1944.

Como escritor, Antoine de Saint-Exupery criou "O Pequeno Príncipe", fábula universal para crianças e adultos publicada em 1943 e que se tornou um dos livros mais vendidos no mundo.

Saint-Exupery também foi o autor de "Correio do Sul" (1929), "Vôo Noturno" (1931), "Terra dos Homens" (1939) e "Piloto de Guerra" (1942).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página