Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2010 - 14h07

Índia busca cem marinheiros sequestrados por piratas somalis

Publicidade

da Folha Online

A Índia disse nesta terça-feira procurar cerca de cem marinheiros, em sete embarcações do país, sequestrados por piratas somalis na costa africana.

"Os marinheiros em pequenos barcos comerciais, conhecidos como dhows, foram sequestrados nos últimos dias e nós estamos tentado descobrir onde eles estão", disse o capitão M.M. Saggi, de Mumbai.

"Nós estamos tentando contatar todos os donos das embarcações desaparecidas e descobrir mais sobre sua identidade", disse Saggi.

Segundo informação preliminar, os barcos indianos, a maioria do Estado de Gujarat, no oeste do país, faziam rota entre Emirados Árabes Unidos e a Somália.

Segundo a agência de notícias France Presse os barcos capturados eram da empresa Kutch Vahanvati Association. A companhia diz não ter notícias dos marinheiros.

A Marinha da Índia, alertada pelo Ministério de Transportes marítimos, vai verificar a informação. "Como esta é uma situação de reféns em potencial, nós não vamos correr riscos. Nós estamos monitorando de muito perto a situação", disse o comandante da Marinha P.V.S. Satish.

A Marinha da Índia mantém um navio de guerra estacionado perto do golfo de Áden e já evitou dezenas de ataques de piratas, além de escoltar barcos pela região regularmente.

Os piratas somalis atacam regularmente navios indianos e têm ampliado sua área de ação, em busca dos resgates milionários pagos pelas proprietárias das embarcações.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página