Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2010 - 22h28

Cientista nuclear iraniano fugiu para os EUA com ajuda da CIA

Publicidade

da France Presse

Um importante cientista nuclear iraniano fugiu do Irã para os Estados Unidos e agora trabalha para a CIA, a central de inteligência americana, afirmou nesta terça-feira a rede de televisão ABC News.

Shahram Amiri, um físico nuclear, desapareceu em junho de 2009 após chegar à Arábia Saudita, onde oficialmente deveria fazer uma peregrinação.

Interrogados pela ABC, agentes dos serviços de inteligência americanos consideraram esta deserção como uma vitória, principalmente no momento em que Washington se esforça para frustrar o programa nuclear iraniano.

O desaparecimento do cientista 'formava parte de uma operação da CIA planejada com muita antecedência' para que o homem fugisse do Irã, segundo fontes anônimas citadas pela ABC.

No dia 7 de outubro, o ministro iraniano de Assuntos Exteriores, Manouchehr Mottaki, acusou Washington de estar envolvido no desaparecimento do cientista.

'Conseguimos documentos que demonstram o envolvimento dos Estados Unidos no sumiço de Shahram Amiri na Arábia Saudita', declarou Mottaki, citado pela agência de notícias iraniana Fars.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página