Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2010 - 07h40

Sultão da Malásia concede perdão e evita chicotadas a modelo que bebeu cerveja

Publicidade

da France Presse, em Kuala Lumpur

O sultão do Estado malaio de Pahang perdoou nesta quinta-feira a modelo Kartika Sari Dewi Shukarno, 33, condenada por ter bebido cerveja. A pena de seis chicotadas foi comutada por três semanas de trabalho comunitário, anunciou o pai da modelo.

Shukarno, que mora há 15 anos em Cingapura, foi detida temporariamente em julho de 2009 por ter sido vista bebendo cerveja na discoteca de um hotel, o que é proibido pela lei islâmica. Ela foi condenada no mês seguinte a receber seis chicotadas e a pagar uma multa de 5.000 ringits (US$ 1.400).

A condenação, a primeira com castigo corporal para uma mulher, provocou a indignação das organizações de defesa dos direitos humanos.

O pai da modelo, Shukarno Mutalib, afirmou que o sultão do Estado de Pahang, onde aconteceu o delito, informou a comutação da pena em uma carta enviada esta semana à família.

A modelo terá que cumprir o serviço comunitário em uma instituição infantil a partir de 2 de abril, destacou Shukarno.

Shukarno, contudo, não apelou da condenação às chicotadas e pediu que a punição fosse pública, porque seria uma forma eficaz de ensinar os muçulmanos a não beber.

As bebidas alcoólicas são distribuídas livremente na Malásia, mas o consumo é proibido aos muçulmanos, que representam mais de 60% da população.

O sultão é responsável pelos assuntos religiosos em cada Estado malaio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página