Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2010 - 20h32

Dinheiro de missa em Roma vai para reconstrução de seminário no Haiti

Publicidade

da Ansa, na Cidade do Vaticano

O dinheiro recolhido na oferta da missa da Ceia do Senhor, celebrada nesta quinta-feira pelo papa Bento 16 na Basílica de São João de Latrão, em Roma, será destinado à reconstrução de um seminário na capital do Haiti, Porto Príncipe.

Os recursos foram entregues ao papa no momento da apresentação das oferendas. O país foi devastado por um terremoto no último dia 12 de janeiro, que deixou mais de 230 mil mortos e 2 milhões de desabrigados.

A missa, realizada na tarde desta quinta-feira, é caracterizada pela tradicional cerimônia do Lava Pés, que recorda o gesto de humildade de Cristo na última ceia, véspera de sua morte. Junto ao papa estavam presentes na cerimônia 120 cardeais, bispos e padres.

Durante a solenidade, Bento 16 exortou os fiéis a fazerem um 'profundo exame de consciência' a respeito 'das culpas e erros' que ameaçam 'a unidade' do povo de Deus.

Bento 16 lembrou que os católicos devem basear sua relação com o próximo 'na verdade e no amor', para assim 'agir de modo justo' e viver 'verdadeiramente'. Ele também enfatizou a necessidade de fazer uma profunda reflexão.

Contudo, o papa não se pronunciou a respeito das denúncias de pedofilia que envolveriam membros do clero em diversos países, como Alemanha, Espanha, México, Itália, Canadá, Áustria, Holanda, Brasil, Estados Unidos, França e Suíça.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página