Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2010 - 05h10

Hu Jintao e Obama conversam sobre laços bilaterais e tema nuclear

Publicidade

da Efe, em Pequim

O presidente da China Hu Jintao e seu colega americano Barack Obama tiveram uma conversa por telefone na qual aproximaram posturas nas relações bilaterais e também trataram de assuntos sobre segurança nuclear, incluindo as sanções ao Irã.

Segundo informou o Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Hu disse a Obama que "a China vai outorgar grande importância ao assunto da segurança nuclear, que se opõe à proliferação e ao terrorismo nuclear, e apoia os esforços internacionais para aumentar a cooperação na segurança nuclear".

Trata-se do primeiro contato entre os dois presidentes depois que a China concordou na quarta-feira com o início de uma nova rodada de sanções ao Irã por causa de seu programa nuclear.

Pequim, com fortes laços econômicos com Teerã, tinha sido, com Moscou, o principal bastião do regime dos aiatolás frente a Washington.

Durante a conversa, o presidente da China também insistiu na questão do Tibete e de Taiwan, dois assuntos que recentemente elevaram a tensão entre ambos os países, depois da reunião de Obama com o dalai lama e o anúncio do Congresso americano da venda de armamento no valor de US$ 6,4 bilhões a Taiwan.

"O tratamento adequado dos assuntos de Taiwan e do Tibete, que afetam a soberania chinesa, sua integridade territorial e representam interesses básicos, é chave para as relações sino-americanos", disse Hu.

A Chancelaria chinesa afirmou que Obama transmitiu sua compreensão a Hu e defendeu que os dois países "continuem com seus esforços para tratar as maiores preocupações e conseguir a recuperação econômica".

Hu e Obama se encontrarão em Washington nos dias 12 e 13 de abril, depois que Pequim confirmou que o presidente da China vai participar da cúpula de segurança nuclear organiza pelos EUA.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página