Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2004 - 12h38

"Times" publica guia do Brasil: "da cirurgia plástica aos motéis"

Publicidade

DA BBC

O jornal britânico "The Sunday Times", edição de domingo do tradicional "The Times", publica neste fim de semana, na capa do suplemento Style, uma reportagem especial sobre o Brasil, que mistura moda e comportamento.

Intitulada "Big in Brazil - From Plastic Surgery to Sex Motels: Your Guide to the Hottest Country on Earth" (Grande no Brasil - Da Cirurgia Plástica aos Motéis: o Seu Guia para o País Mais Quente da Terra), a reportagem destaca "por que o Brasil é o país mais quente do momento", como define o jornal inglês.

Sucessos do cinema como Cidade de Deus e Carandiru (que estréia semana que vem no Reino Unido), a música de Bebel Gilberto (a artista brasileira que mais vendeu um CD no exterior) e a versão remixada pelo lendário Fat Boy Slim de uma música brasileira, usada em um comercial da Nissan na Europa, são apenas alguns motivos para isso, segundo o "Times".

A reportagem descreve ainda hábitos brasileiros ligados ao sexo, como freqüentar motéis, ir à praia para paquerar, fazer cirurgias plásticas para aumentar os seios ou malhar para ficar com o "bumbum redondo e grande, o preferido dos homens".

"Quanto maior e redondo, melhor", diz o autor da reportagem. As fotos que ilustram a reportagem foram tiradas in loco, nas areias da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Comportamento

Dicas do comportamento praiano também aparecem na reportagem. No Brasil, diz o "Times", não se usa toalha para sentar na areia, só canga. O homem pede para sentar num pedaço da canga, nunca leva uma para praia, e aproveita para puxar um papo com a menina.

O suplemento do "Times" também cita o sucesso das telenovelas e das churrascarias e ressalta as diferenças de classe que "permitem que famílias de classe média tenham empregada e não saibam cozinhar e nem fazer a cama".

"O Brasil ainda pode não ser o país do futuro, mas está caminhando para isso", diz a reportagem.

De acordo com o repórter, a diversidade cultural, racial e social do Brasil, aliada a sua distância geográfica das grandes potências, contribui para tornar as manifestações culturais do país mais interessantes.

A eleição de um trabalhador para a presidência também foi importante para tornar o Brasil mais evidente no cenário internacional, segundo a reportagem.

O jornal informa ainda que, em maio, a exposição Brasil 40º, dedicada à moda brasileira, começa em Londres. O evento terá início no próximo dia 5, na loja de departamentos Selfridges.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página