Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2010 - 18h32

Terminam eleições regionais da Bolívia

Publicidade

da Ansa, em La Paz

Os 4.149 colégios eleitorais bolivianos foram fechados às 16h locais [17h no horário de Brasília], encerrando as votações departamentais, regionais e municipais do país.

De acordo com a Agência Boliviana de Informação (ABI), cerca de 80% das seções já começaram a apuração dos votos. Contudo, ainda há algumas mesas abertas -- já que estes locais houve atrasos para o início das votações.

De acordo com o Código Eleitoral do país, as seções devem permanecer abertas por oito horas, mas devem prolongar este período caso ainda haja eleitores aguardando para votar.

Pouco antes do término do pleito, o presidente da Corte Nacional Eleitoral (CNE), José Antonio Costas, informou que a jornada foi "tranquila" e teve "grande afluência".

A missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) também classificou o dia como "pacífico" e fez elogios ao sistema eleitoral do país, que "surpreendeu" os membros da entidade.

Neste domingo, os bolivianos foram convocados às urnas para eleger nove governadores departamentais, 337 prefeitos e os respectivos membros das assembleias legislativas e dos conselhos municipais.

Os centros de sufrágio foram abertos às 8h locais [9h no horário de Brasília], e as primeiras projeções extraoficiais das emissoras de TV poderão ser divulgadas a partir das 18h locais [19h em Brasília], segundo determinam as normas vigentes.

As eleições contaram com mais de cinco milhões de bolivianos para eleger 2.502 autoridades, entre eles nove governadores, 337 prefeitos e 267 legisladores departamentais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página