Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2004 - 08h46

Zapatero assume cargo de chefe do governo espanhol

Publicidade

da France Presse, em Madri

O socialista José Luis Rodríguez Zapatero assumiu oficialmente seu cargo de presidente do governo espanhol hoje ao prestar juramento ante o rei Juan Carlos e a rainha Sofia no palácio real de Zarzuela.

Zapatero prometeu exercer sua nova função com lealdade ao rei da Espanha e de respeitar a Constituição espanhola de 1978, sendo depois felicitado pelos soberanos e por seu antecessor, José María Aznar, que assistiu a breve cerimônia de dez minutos de duração.

Em seguida, o rei Juan Carlos posou para os fotógrafos junto a Zapatero e Aznar.

Rodríguez Zapatero, teve seu nome aprovado para o cargo na sexta-feira no Parlamento espanhol após obter uma vitória significativa nas eleições de março.

Durante o dia de hoje, o dirigente socialista deve encaminhar os nomes dos integrantes de seu gabinete ao rei e anunciá-los no palácio Moncloa, sede do Executivo.

Vencedor inesperado das legislativas de 14 de março, três dias depois dos trágicos atentados de Madri, que deixaram 191 mortos, Rodríguez Zapatero obteve 183 votos a favor, 148 contra e 19 abstenções na primeiro votação no Congresso.

Sua maioria relativa de 164 cadeiras (das 359) o obrigará a pactuar no parlamento com os partidos de esquerda e regionais que o apoiaram em sua posse.

O advogado Rodríguez Zapatero, 43, chefe da oposição socialista desde julho de 2000, é o quinto presidente do governo espanhol desde a volta da democracia na Espanha.

Sua eleição encerrou os oito anos de governo conservador de José María Aznar, 51, que decidiu abandonar a política após dois mandatos consecutivos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página