Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2010 - 15h55

Presidente do Chile convida papa para visitar o país ainda este ano

Publicidade

da Ansa

O presidente chileno, Sebastián Piñera, estendeu hoje o convite do governo, feito no último ano ao secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, ao papa Bento 16, para que ele visite o Chile, em ocasião das comemorações do bicentenário da independência.

A proposta foi feita após a audiência oferecida ao cardeal, no Palácio de La Moneda, sede do governo. O encontro durou cerca de uma hora e meia. Bertone foi convidado a visitar a nação sul-americana no último ano, quando a então presidente chilena, Michelle Bachelet, esteve no Vaticano.

Piñera aproveitou a ocasião para também agradecer ao papa por sua oração ao povo chileno, pronunciada durante a Semana Santa, em solidariedade aos afetados pelo terremoto de 27 de fevereiro passado.

Sobre os trabalhos de reconstrução, o presidente esclareceu que seu compromisso não é apenas reconstruir materialmente, mas fazer do Chile "um país espiritualmente mais forte".

"Quero ratificar meu profundo compromisso com valores que são parte da tradição cristã, mas também parte da alma do Chile, o valor da vida, da família, da justiça, da solidariedade", destacou.

Bertone, por sua vez, descartou a possibilidade da viagem ocorrer ainda este ano, já que o papa tem programada uma agenda intensa. O Chile celebrará seus 200 anos de vida republicana no dia 18 de setembro.

De acordo com a Conferência Episcopal de Inglaterra, País de Gales e Escócia, nesta ocasião, Bento 16 estará no Reino Unido. Contudo, a visita poderia ser realizada em 2012.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página