Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2010 - 02h29

OEA conclui missão de avaliação no Haiti para eleições

Publicidade

da Efe, em Porto Príncipe

Uma delegação da Organização dos Estados Americanos (OEA) concluiu hoje uma visita oficial de dois dias ao Haiti, destinada a avaliar a situação do país para a realização de eleições presidenciais e legislativas.

A realização das próximas eleições no Haiti deve levar em conta "questões técnicas e questões políticas que devem tramitar", declarou à imprensa o secretário-geral adjunto da OEA, Albert Ramdin, que liderou a delegação.

"As questões políticas concernem aos haitianos e são eles que devem resolvê-las", acrescentou.

Segundo o funcionário da OEA, os haitianos terão de decidir se querem organizar eleições gerais e quando vão organizá-las.

"Uma vez que estes temas sejam esclarecidos poderemos preparar um roteiro para essas eleições", explicou Ramdin.

Durante a missão, a delegação da OEA teve reuniões com o presidente haitiano, René Préval, o primeiro-ministro, Jean-Max Bellerive, funcionários do governo e membros do Conselho Eleitoral Provisório (CEP), responsáveis de partidos políticos e organizações da sociedade civil.

Ramdin confiou que todos seus interlocutores concordaram em celebrar as eleições no prazo constitucional.

Em 12 de janeiro deste ano, o Haiti foi devastado pelo terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o país, deixando mais de 200 mil mortos e milhões de desabrigados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página