Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2010 - 12h45

Jesus é "o coração do Brasil", diz papa Bento 16

Publicidade

da Ansa, na Cidade do Vaticano

Em reunião com uma comitiva de bispos brasileiros da região do Amazonas, que foram à Roma para expor os problemas da Igreja Católica no norte do país, o papa Bento 16 afirmou que Jesus é "o coração do Brasil".

"Ele é verdadeiramente o coração do Brasil, de onde vem a força para todos os homens e mulheres brasileiros se reconhecerem e se ajudarem como irmãos", comentou o pontífice.

Durante o encontro, Bento 16 manifestou preocupação com a interação entre religiões no Brasil, e pediu para os religiosos evitarem qualquer "sincretismo", respeitando ao máximo a disciplina do culto.

O papa complementou que "por tudo que possa ofuscar o ponto mais original da fé católica: a presença real de Cristo na hóstia e nos cálices consagrados", o papa defendeu que o culto "não pode nascer da nossa fantasia".

Bento 16 lamentou também que ainda hoje haja "uma mentalidade incapaz de aceitar a possibilidade de uma real intervenção divina neste mundo em socorro dos homens".

Os bispos brasileiros enumeraram ao pontífice os principais desafios da Igreja Católica local, entre eles os problemas ecológicos e sociais, e o acompanhamento da formação de futuros sacerdotes.

Ainda hoje o papa Bento 16 disse que os casos de abuso sexual de crianças por padres mostram que a Igreja Católica precisa cumprir penitência por seus pecados e reconhecer os erros cometidos, em uma rara referência pública do papa sobre o escândalo que abalou o catolicismo na Europa e nos Estados Unidos.

"Ante os ataques do mundo que nos falam de nossos pecados, lembramos (...) que é necessário fazer penitência e, assim, reconhecer os erros cometidos em nossa vida", declarou, durante missa no Vaticano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página