Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2010 - 11h33

União Europeia cancela reuniões devido ao caos aéreo

Publicidade

da Efe, em Bruxelas

A presidência da União Europeia (UE), ocupada neste semestre pela Espanha, decidiu anular várias reuniões previstas para amanhã em Bruxelas, por causa das restrições no espaço aéreo europeu derivadas da nuvem de cinzas gerada por um vulcão em erupção na Islândia.

Europeus buscam alternativas para o tráfego aéreo no continente
Veja a situação do espaço aéreo na Europa e no mundo
Europa já registra 16 mil voos cancelados neste sábado, diz agência Eurocontrol
Está na Europa ou foi prejudicado? Envie seu relato

Por enquanto, já foi cancelado o Conselho de Ministros de Pesca, que deveria ser realizado amanhã em Luxemburgo, e os encontros na capital belga com representantes de capitais.

Estão mantidas, porém, as reuniões nas quais participam representantes permanentes dos Estados-membros que vivem em Bruxelas.

Em relação à conferência programada para segunda-feira com a Croácia sobre sua entrada na UE, fontes da Presidência destacaram que será mantida se o embaixador em Bruxelas estiver presente.

Estimativas

A situação caótica no tráfego aéreo europeu deve se agravar ainda mais neste domingo. De acordo com a Eurocontrol, a agência responsável pela segurança aérea do continente, hoje serão registrados 20 mil voos cancelados, ao longo do dia, contra 17 mil de ontem.

A agência indicou que, dos aproximadamente 24 mil voos previstos para hoje - o número comum para domingo - só poderão decolar quatro mil.

Segundo a Eurocontrol, que elaborou seu boletim com base em dados das 7h30 (Brasília), "não foram proporcionados serviços de controle do tráfego aéreo na maior parte do espaço aéreo europeu".

De acordo com a agência de notícias Efe, a Eurocontrol confirmou impactos totais ou parciais no espaço aéreo de 23 países: Áustria, Bélgica, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, grande parte da França e Alemanha, Hungria, Irlanda, norte da Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Romênia, Sérvia, Eslovênia, norte da Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia e Reino Unido.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página