Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2004 - 11h48

TV vai mostrar imagens de helicóptero dos EUA metralhando ferido

Publicidade

da France Presse, em Paris

A emissora de televisão francesa Canal Plus mostrará nesta terça-feira à noite várias imagens do Exército americano no Iraque, incluindo as de um helicóptero que metralha friamente três pessoas que não aparentavam representar nenhuma ameaça. Uma delas estava ferida.

O programa "Obrigados pela informação" conseguiu estas imagens com europeus que trabalham para o Exército dos Estados Unidos no Iraque. A gravação mostra fatos ocorridos no dia 1º de dezembro de 2003, em um local não identificado.

Nas imagens, que duram pouco mais de três minutos, pode-se escutar o diálogo entre o piloto, o franco-atirador e seu oficial, que dá ordens em tempo real através de um vídeo.

Os dois primeiros homens são crivados de balas pelo franco-atirador com a metralhadora do helicóptero. O terceiro, ferido, se escondeu embaixo de um caminhão, com dificuldade. "Está ferido", se escuta em inglês. "Dispare, dispare contra o caminhão e contra ele", ordenou o oficial.

Acabar com a vida de um inimigo ferido constitui um crime de guerra segundo o direito internacional, explicou Patrick Baudouin, advogado e membro da Federação Internacional de Direitos Humanos.

O Exército americano foi acusado de violar o direito internacional de guerra no Iraque nos últimos meses, principalmente por disparar indiscriminadamente durante os confrontos, usando civis como alvos.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página