Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2004 - 08h28

Explosão mata 10 e fere 35 em mesquita no Paquistão

Publicidade

da Folha Online

Ao menos dez pessoas morreram e 35 ficaram feridas na explosão de uma bomba em uma mesquita da cidade paquistanesa de Karachi durante as orações de sexta-feira (dia sagrado muçulmano), informou a polícia e fontes hospitalares.

Mais de cem pessoas estavam dentro da mesquita no momento da explosão.

A mesquita é vizinha de uma das mais famosas escolas islâmicas de Karachi, a Sindh Madarsahtul Islam School, disse o conselheiro do governo regional, Aftab Sheikh.

Em julho de 2003, um atentado suicida contra uma mesquita xiita lotada em Quetta, no sudoeste do Paquistão, matou 53 pessoas e feriu mais de 60.

Foi o pior ataque desse tipo dos últimos anos no país. Embora nenhum grupo tenha assumido a autoria da ação, a suspeita é que o atentado tenha sido mais um capítulo de duas décadas de rivalidades e disputas entre grupos xiitas e sunitas.

Extremismo

No início de abril deste ano, extremistas islâmicos invadiram uma delegacia na cidade de Karachi e mataram cinco policiais após forçá-los a recitar versos do alcorão, segundo autoridades e testemunhas.

A polícia paquistanesa afirmou que o grupo Lashkar e-Janghvi, ligado à rede terrorista Al Qaeda, é o principal suspeito de ter realizado os ataques. Esse grupo foi recentemente alvo de uma operação policial.

Dois presos e um policial sobreviveram ao ataque dos extremistas. Eles disseram que ao menos dez pessoas participaram do atentado na delegacia.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página