Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2004 - 17h04

Site mostra vídeo de americano sendo decapitado, diz CNN

Publicidade

da Folha Online

Um site supostamente ligado à rede terrorista Al Qaeda, liderada por Osama bin Laden, divulgou um vídeo nesta terça-feira da decapitação de um homem que se identifica como americano. A informação foi publicada nesta terça-feira no site da rede de TV americana CNN.

De acordo com a notícia, os seqüestradores afirmavam que os Estados Unidos se recusaram a trocar o refém por prisioneiros da prisão de Abu Gharib --a mesma que tem sido palco das imagens de tortura cometidas por soldados americanos contra iraquianos.

"Para que as mães e mulheres dos soldados americanos saibam, nós oferecemos à administração americana a troca deste refém [Nicholas Berg] por alguns dos detentos de Abu Gharib e eles recusaram", dizia um homem coberto, que estava atrás do americano.

"Então nós afirmamos que a dignidade dos homens e mulheres muçulmanos de Abu Gharib não é compensada, exceto por sangue e almas. Vocês não receberão nada de nós a não ser caixões após caixões, abatidos desta maneira."

Decapitação

No começo da fita, a vítima se identifica como Nicholas Berg, da Pensilvânia. "Meu nome é Nic Berg. O nome do meu pai é Michael. O nome da minha mãe é Suzanne. Eu tenho um irmão e uma irmã, David e Sarah. Moro em West Chester, Pensilvânia, próximo à Filadélfia", disse.

Segundo imagens apresentadas pela agência de notícia Associated Press, a vítima é exibida à frente de cinco homens, todos com seus corpos cobertos. Após a leitura de um comunicado feita por um dos rebeldes, Berg é empurrado ao chão, em meio a gritos, e em seguida tem sua garganta cortada. No final, um dos seqüestradores levanta a cabeça cortada do americano.

O vídeo foi divulgado enquanto uma comissão do Senado escuta testemunhos de militares americanos na investigação sobre o abusos dos prisioneiros iraquianos.

Mais cedo, de acordo com as informações da CNN, o Departamento de Estado identificou o corpo de um americano encontrado ontem em Bagdá como sendo o de Berg, da Pensilvânia. Berg não era um soldado nem um funcionário do Pentágono, afirmou o departamento.

De acordo com a CNN, o site afirmava que o assassinato foi realizado por Abu Musab Zarqawi, suspeito de orquestrar o assassinato de um diplomata americano na Jordânia, de ajudar a administrar um campo de treinamento de terroristas no Afeganistão e de ter ligação com a rede Al Qaeda, de Osama bin Laden. A autenticidade da voz na fita não pode ser comprovada.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o refém sul-coreano
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre reféns degolados no Iraque
  • Enquete: A decapitação de estrangeiros pode abalar a ação dos EUA?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página