Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2004 - 09h26

Ataque mata 4 iraquianos em Mossul; EUA perdem 3 soldados

Publicidade

da Folha Online

Quatro iraquianos morreram e 17 ficaram feridos em um ataque ocorrido neste sábado contra um centro de alistamento do novo Exército do Iraque em Mossul (norte), informou a polícia da cidade. Em Bagdá (capital), o Exército dos Estados Unidos confirmou a morte de três soldados americanos.

"O centro de recrutamento foi atingido às 10h20 (3h20 de Brasília) por um projétil que causou quatro mortes e deixou 17 feridos", declarou o capitão de polícia Mezahem Maher Sami.

"Ainda não é possível determinar a natureza do projétil", acrescentou Sami, que informou que todas as vítimas são iraquianos que compareceram ao local para alistar-se no novo Exército.

O centro fica na zona industrial da região leste da cidade de Mossul, de maioria sunita e situada 370 km ao norte de Bagdá. A cidade é cenário de ataques freqüentes contra as forças de segurança e as tropas da coalizão liderada pelos EUA.

Baixas

O Exército dos EUA anunciou hoje a morte de três soldados americanos. Um deles morreu neste sábado, em um acidente rodoviário, e os outros dois ontem, em dois ataques diferentes ao sul da capital iraquiana.

O primeiro soldado morreu às 15h de sexta-feira (8h de Brasília), depois de ter sido ferido em um ataque com morteiro contra sua unidade, enquanto o segundo foi atingido por tiros em uma emboscada, informa um comunicado do Exército, sem precisar o local dos ataques.

Segundo o documento, a terceira morte foi registrada na manhã de hoje em um acidente rodoviário.

Estas baixas elevam para 780 o número de mortes americanas no Iraque desde o início da guerra, em março de 2003.

Basra

O Ministério da Defesa britânico anunciou neste sábado que as tropas do Reino Unido mataram um grupo de 16 militantes iraquianos ontem, depois de uma emboscada contra oficiais que faziam uma patrulha ao norte de Basra, sul do Iraque. Dois soldados ficaram feridos nos combates.

De acordo com um porta-voz do ministério, uma patrulha foi alvo de disparos na Província de Maysan, ao sul de Al Amara. A patrulha respondeu e quando abandonava a área foi alvo de tiros em mais duas oportunidades. Reforços foram chamados e o Exército britânico respondeu aos disparos, acrescentou a fonte.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página