Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2004 - 12h31

EUA entraram em "grave período de ameaça", afirma Casa Branca

Publicidade

da France Presse, em Washington

A Casa Branca advertiu nesta quarta-feira que os Estados Unidos entraram em "grave período de ameaça" de possíveis ataques terroristas, que podem ter como objetivos grandes eventos até janeiro de 2005.

"Estamos em um grave período de ameaça e os responsáveis pela segurança interna estão trabalhando 24-7 (24 horas por dia, sete dias por semana) para fazer frente a essas ameaças em casa", disse o porta-voz presidencial, Scott McClellan.

A cúpula do G8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia) na Geórgia (sudeste), de 8 a 10 de junho, assim como as convenções dos partidos Democrata e Republicano em julho e agosto, foram mencionadas entre eventuais objetivos.

"Há eventos de alto perfil nos próximos meses, que embora não se especifiquem como objetivos em nossos relatórios de inteligência, certamente são possíveis alvos", afirmou McClellan.

Pouco antes, o secretário de Segurança Interna, Tom Ridge, havia informado sobre as mencionadas ameaças. "Posso confirmar que durante as últimas semanas recebemos contínuos informes sobre a possibilidade de ataques nos EUA", declarou Ridge ao canal de televisão NBC.

Ridge admitiu que existe crescente preocupação em razão das ameaças detectadas e os eventos programados nos EUA.

O nível de alerta terrorista nacional é agora "elevado", depois de ter sido incrementado para "alto" --o segundo nível mais alto na escala de cinco pontos-- durante várias semanas em torno das celebrações de Ano Novo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página