Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2004 - 01h32

Chirac espera obter resolução "positiva" sobre Iraque

Publicidade

da France Presse, em Guadalajara

O presidente francês Jacques Chirac reafirmou ontem que o projeto de resolução anglo-americano sobre a transição de governo no Iraque deve ser melhorado e que pretende conseguir "uma resolução que seja positiva e desejável".

"Penso que precisamos obter uma resolução que seja positiva e desejável", disse Chirac durante uma coletiva de imprensa na 3ª Cúpula entre a União Européia, América Latina e Caribe.

"Tive a impressão, em um recente contato que tive com o presidente americano [George W. Bush], que ele desejava fazer algo que pudesse ser realmente apoiado por todo o mundo", contou o chefe de Estado francês.

Ambos os presidentes conversaram por telefone na última terça-feira sobre o projeto de resolução no Conselho de Segurança da ONU que procura apoiar a transferência de soberania das forças de ocupação para um novo governo iraquiano em 30 de junho.

Na quinta-feira, Chirac afirmou que esse texto deveria ser "seriamente melhorado" e exigiu, em particular, que o futuro governo do Iraque tenha "uma capacidade de decisão" sobre as operações da força militar multinacional e que seu mandato tenha um limite temporário.

Hoje, Chirac insistiu que o projeto era "uma base sólida de discussão", mas que deveria ser melhorado "de maneira que os iraquianos sintam realmente que algo muda quando recuperarem sua soberania".

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página